Como é feito o tratamento?
O tratamento varia de acordo com o estágio da doença e os sintomas, podendo ser conservador, com medidas comportamentais e uso de antibióticos, ou cirúrgico.
Se for indicada cirurgia, quais são as possíveis técnicas? Pode ser realizada a laser?
Existem diversos tipos de técnicas, e a indicação de cada uma depende do estágio da doença e do tamanho do cisto. Sim, existe a técnica minimamente invasiva com o uso do laser de diodo.
Como é o preparo para a cirurgia?
O procedimento não requer nenhum preparo específico. Não é indicada a depilação pelo paciente imediatamente antes da cirurgia. Caso haja pelos, a remoção será realizada na sala de cirurgia pela própria equipe.
Quanto tempo fico internado(a)?
Depende da extensão da doença e da técnica empregada. Em alguns casos, a alta pode ocorrer no mesmo dia da cirurgia.
Quais são as orientações pós-operatórias?
A cirurgia convencional de cisto pilonidal requer um repouso delicado e extenso no pós-operarório. Em geral há necessidade de evitar dobrar as pernas por um período de, no mínimo, 30 dias, além de evitar atividades físicas e esforço, e muitas vezes curativo diário por algum tempo (se ferida estiver aberta). A cirurgia à laser já apresenta uma melhor recuperação pós-operatória com retorno precoce às atividades e sem necessidade de recomendações específicas como não dobrar as pernas.