Doença Hemorroidária

As hemorroidas são estruturas vasculares naturais (coxins) presentes no canal anal que, dependendo de algumas condições, podem aumentar de tamanho ou inflamar. Elas são como “varizes” do ânus, podendo causar muitos sintomas. O diagnóstico é simples e pode ser realizado no consultório, podendo ser visualizado na inspeção ou com auxílio do anuscópio.
Como é feito o tratamento?
O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico e vai depender do grau da hemorroida e dos sintomas, sendo melhor discutido durante sua consulta.
Quando é indicada a cirurgia?
As cirurgias são indicadas quando as hemorroidas não melhoram os sintomas após tratamento clínico ou em casos em que elas estão muito grandes, prolapsam e não retornam mais.
Se indicada cirurgia, quais são as possíveis técnicas? Pode ser realizada à laser?
Sim, dependendo do grau da hemorroida pode ser indicada ligadura elástica, laser de diodo, Laser de CO2, forma convencional ou até mesmo grampeada. A indicação é individualizada com base no grau de sua hemorroida e no melhor conforto para você.
Existe algum medida para reduzir a dor após a cirurgia?
Sim. Existem várias medidas, desde comportamentais, medicamentosas à aplicações de toxina botulínica, uso de laser cirúrgico ou laser de baixa potência. Todas elas são oferecidas e discutidas com base na sua patologia de base e indicação.
Como é o preparo para cirurgia?
O procedimento não requer nenhum preparo retal nem uso de laxativos, mesmo em casos de procedimentos simples como ligadura, cirurgias à laser ou convencional.
Quanto tempo fico internado?
Depende. Alguns procedimentos podem ser realizados no consultório ou centro cirúrgico. A alta pode ser no mesmo dia ou no dia seguimento após a realização da cirurgia. Tudo isso é discutido com o paciente e explicado durante a consulta.
Quais são as orientações pós-operatórias?
As orientações variam com a técnica empregada e são explicadas após a cirurgia de forma individualizada. Mas em geral é sempre importante manter higiene adequada, evitar exercícios como musculação, pedalada e agachamento no por um certo tempo. Também é preciso realizar algumas medidas comportamentais específicas e manter dieta adequada para um bom funcionamento do intestino.