Fístula Retovaginal

A fístula retovaginal é uma condição médica que consiste em uma comunicação anormal entre o reto e a vaginal. Os sintomas comuns são passagem de gases pela vagina, saída de fezes pela vagina, infecções vaginais recorrentes, corrimento vaginal com odor fecal e irritação local. Muitas vezes é confundido com incontinência fecal, sendo as causas principais: trauma durante o parto, complicações cirúrgicas, doença de Crohn, radioterapia pélvica, infecções, abscessos ou câncer local avançado.
Como é feito o tratamento?
O tratamento é sempre cirúrgico e a melhor estratégia depende da localização, podendo ser feito por via perineal, anal ou mesmo abdominal.
A cirurgia pode ser realizada por videolaparoscopia ou robótica?
Se houver indicação de correção por via abdominal (o que depende da altura da lesão), sim, ela pode ser realizada por via minimamente invasiva.
Como é o preparo da cirurgia?
O preparo pré-operatório envolve dieta específica, suplementos e necessidade de uma melhora nutricional que será individualizada e discutida antes da cirurgia e com base na sua patologia de base e na técnica empregada. Muitas vezes é preciso preparo de cólon com uso de laxantes por via retal.